segunda-feira, 13 de junho de 2011

Meio ambiente- preservação da água- (relato)

A aula sobre  o conteúdo preservação da água foi realizada na última semana de maio e
consegui trabalhar as estratégias e o conteúdo proposto com tranquilidade e bom encaminhamento das atividades. As crianças entenderam o conteúdo pela diversidade de encaminhamentos que teve e o suporte
de mídias tecnológicas. Produziram bons textos sobre o conteúdo o que me deixou feliz por estarem ainda no processo de alfabetização e o que conduziu a atividade inicial a uma aula de reestruturação de textos.No primeiro passo da aula foi realizado um comentário sobre as imagens que foram levadas através do multimídea, onde eles tinham que tirar suas conclusões sobre como era o espaço da nossa cidade alguns anos atrás e como está hoje, onde foram vistos também as relações que os homens foram mantendo com os rios, a água em nossa cidade.E um segundo momento foi trabalhado um texto que trata sobre a escassez da água no planeta e sua poluição, onde também foi discutido e realizadas atividades sobre o texto, sempre relacionando o espaço transformado e a relação que o homem tem com o meio ambiente em especial a água. Outro momento foi trabalhado uma animação de como preservar e economizar a água no multimídia, e as crianças tinham como interargir com a animação. Outro vídeo também que tratava sobre a contaminação da água e preservação, foi visto e proposto discussão sobre o assunto, desenhos, texto coletivo e individuais.Após a realização dos textos individuais foi feita uma reestruturação de texto onde o enfoque se deu na unidade temática e concordância verbal e nominal.As crianças realizaram com satisfação e envolvimento as atividades.
Imagens e vídeos usados nas aulas:











terça-feira, 17 de maio de 2011

Conceituando hipertexto


Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Fonte: http://www.infoEscola.com

lHipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/


O hipertexto pode ser considerado como uma forma não-linear e não-sequencial de leitura e escrita, possibilitando realizar atividades interativas entre leitor e escritor, incluindo diversas fontes de imagens, sons, palavras,documentos ampliando os elementos do texto a um universo maior. Ao meu ver o hipertexto é um facilitador da construção social do conhecimento e aquisição do mesmo.Como existe a interação entre leitor e escritor , temos a possibilidade de participar como sujeitos ativos no processo da aquisição e construção do conhecimento historicamente produzido pelos homens.

Percepções ao navegar


O hipertexto apresenta uma maneira de ler e escrever que possibilita atividades interativas, a ampliação de um conteúdo a um universo maior. Achei super interessante e gostei porque vai ampliando os aspectos da pesquisa na medida em que se usam os links, aprofundando o conhecimento de forma dinâmica. Não achei complicado clicar nos links, os quais facilitaram a compreensão e muitas vezes ampliaram outros assuntos, os quais estavam ou não ligados à pesquisa. Algumas vezes me perdi na pesquisa, pois eram muitos links interessantes que acabavam chamando a atenção e não conseguia voltar e achar o início da navegação,mas que trouxeram experiências novas e conhecimento novo também.Essa experiência de navegar à deriva é uma sensação muito boa, pois,muitas vezes não se sabe onde vai chegar,mas que traz resultados e conhecimentos que só vemos quando estamos diante de um link novo. Se fosse enumerar alguns passos dentro do hipertexto seriam esses: 1-Wikipédia,2- o que é hipertexto? , 3-hiperlinks, 4- mídia, 5-hipermídia, 6-Te Nelson, 7- World Wide Web. Posso dizer que aprendi um pouco sobre o conceito de hipertextos e saberia dizer quais aspectos e por onde eu naveguei e li sobre o assunto, ou seja, o hipertexto. A meu ver os hipertextos ampliam muito o acesso ao conhecimento científico historicamente produzido pelos homens e incentiva a interação. O que encontrei de interessante na Wikipédia e achei que seria importante enfatizar são as características do hipertexto; a intertextualidade, a velocidade, a precisão, o dinamismo, a interatividade, a estrutura em rede, a transitoriedade e a organização multilinear.

Diário de bordo

vAs tics utilizadas no vídeo expõe as diversas formas de como podem ser utilizadas no dia-a-dia, dando vastas possibilidades de incluir no meio educativo para aprimorar a aprendizagem e o acesso ao conhecimento historicamente produzido. O vídeo apresenta também uma articulação entre as tics e a comunidade, expandindo ainda mais o acesso ao conhecimento e informação tecnológica. Roseli A. Paetzold. Ativ. 6

Plano de aula








PROGRAMA UTILIZADO: GCOMPRIS (1- clicar na vaquinha (123) atividade de matemática,2- clique nos números 1 2 3, 3- clique na tartaruga e conte os desenhos para relacionar a figura com o desenho, 4- clique no item do desenho para digitar a quantidade relacionando com a figura).

CONTEÚDO: MATEMÁTICA -
OBJETIVO: Estabelecer relações entre quantidades até o numeral 20.
DESENVOLVIMENTO DA AULA: Jogo de quantidades , onde os alunos deverão arrastar o mouse até o símbolo numérico correspondente com a figura (quantidade).
O aluno deverá clicar no número, por exemplo , 7 , 4 , 5 , 8 e relacionar com a quantidade que está exposta em figuras, por exemplo;6 bananas deverá arrastar o mouse onde está o número 7 até as 7 bananas , após clicar no ícone do desenho e digitar a quantidade e assim sucessivamente até completar a sequência numérica até quantidade 20.

Minha Escola

Diário de bordo

As tics utilizadas no vídeo expõe as diversas formas de como podem ser utilizadas no dia-a-dia, dando vastas possibilidades de incluir no meio educativo para aprimorar a aprendizagem e o acesso ao conhecimento historicamente produzido. O vídeo apresenta também uma articulação entre as tics e a comunidade, expandindo ainda mais o acesso ao conhecimento e informação tecnológica. Roseli A. Paetzold. Ativ. 6

Diário de bordo


Minha expectativa quanto questão de uma educação a distância dar certo ou não , depende muito da forma como é organizada, a equipe que da suporte, aos profissionais envolvidos e aos próprios aprendizes.O texto retrata os dois lados, as dificuldades enfrentadas em manter a qualidade e a comercialização da educação. São dois obstáculos difíceis e que precisamos aprofundar a pesquisa e a discussão nesse sentido.Manter a qualidade não é fácil, levar a uma comercialização banal o ensino a distancia por conhecimento da tecnologia é muito grande.As dificuldades são muitas quando se trata de uma educação séria, que tenha o interesse no coletivo , no conhecimento historicamente acumulado e de direito de todos.
  

Quem sou como professor e aprendiz.



Estamos na era da informação e como sempre a Escola perpassa por todos os caminhos construídos pelo homem. São nela e na sociedade que ocorrem as transformações, as criações.
Penso que não podemos mais negar e viver sem a informação tecnológica na Escola. Todos e tudo hoje vivem em rede, qualquer papel impresso depende da tecnologia dos computadores e a Escola cada vez mais necessita ter acesso a informatização para agilizar, construir o conhecimento científico. É através dela que se abre o campo para a pesquisa científica mais ágil.
Sei que, hoje os países que investem em tecnologia no campo da pesquisa científica, estão muito além daqueles que não investem. Para ter o avanço da ciência , cultura e tecnologia é preciso investir.
Investir em educação, propiciar apoio financeiro aumentado verbas destinadas à educação são passos fundamentais para dar instrumentalização nas escolas com equipamentos de informática, instrução e conhecimento para alunos e professores. Todas as crianças devem ter acesso á informação tecnológica gratuita para ter acesso ao conhecimento científico com horários significativos de pesquisa .Sem isso, ficaremos um passo atrás no desenvolvimento humano e tecnológico na era da informação.
Eu quero desenvolver essa prática dando acesso cada vez mais e com maior qualidade aos meus alunos, buscando aperfeiçoamento pessoal , tentando ouvir o que eles anseiam, mudando minha prática quando for necessário e possível.
Claro que a falta de conhecimento e as mudanças intensas na área da informática me assustam, mas preciso estar aberta ao conhecimento e as novas descobertas. É necessário correr atrás dos prejuízos e das lacunas deixadas pela falta de acesso e informação nesta área, para dar o essencial aos meus alunos, que é o conhecimento.
O conhecimento é a única arma que posso deixar nas mãos deles.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

alfabetização




vídeo sobre Educação


Texto sobre Água

educação no nosso pais

Somos um país que precisa melhorar muito os índices em educação em todos os níveis.Temos muita vontade por parte dos educadores, mas falta muita vontade política...

Meios de comunicação